Hoje em dia, observo as artes marciais e percebo uma evolução enquanto esporte, mas ocorrendo um atraso na aquisição e aperfeiçoamento técnico. As lutas e artes marciais da atualidade banalizaram o Faixa Preta. Hoje, adquirir a Black Belt (Faixa Preta) é normal e até muito comum no meio dos praticantes das artes marciais. Na época que peguei a Faixa Preta foi muito difícil e quase impossível. Essa hierarquia era apenas para os melhores dos tatames (Locais de Treino). O mundo com a globalização perdeu o gosto do azeite como disse Bruce Lee no seu livro Tao do Jeet Kune Do. Ainda estou no Terceiro Dan e não estou preparado para ser Mestre de Taekwondo. Sinto que falta muito para chegar lá! Se Deus permitir que eu viva para ter essa glória esse dia.

